Alguns observadores de tendências visualizam a dinâmica da moda fitness como uma pirâmide de nível de status.

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Em algumas teorias, a moda fitness escorre da
elite altamente visível. Em outros, a moda fitness sai da rua assim que é
descoberta pela elite da moda e apresentada ao grande público em uma versão
editada. Se um visual de moda fitness é promovido pela mídia e fabricado com
rapidez suficiente, o visual pode se espalhar por todos os níveis do mercado
simultaneamente para jeans, introdução de uma gama de cores incomum,
modificação em uma silhueta ou detalhe, uma maneira diferente de usar um
acessório ou um humor expresso em um estilo distinto. O padrão de aceitação
(ou rejeição) pode ser mapeado no tempo.
A moda fitness responde ao que é moderno, ou seja, ao espírito dos tempos ou
ao Zeitgeist. As pessoas escolhem entre estilos concorrentes, aqueles que
«clicam» ou se conectam com o espírito da época. Essa seleção coletiva forma
um feedback loop entre a indústria da moda fitness e o consumidor, um feedback
loop moderado por tendências estéticas e processos sociopsicológicos.
O conceito de design de aparência: como os especialistas em moda fitness e os
analistas de moda fitness têm um mapa mental do mercado, os locais onde as
inovações provavelmente serão vislumbradas cedo, a cadeia de suprimentos da
indústria têxtil/vestuário e a conduta do varejo para os consumidores. Os
especialistas em moda fitness também têm outro mapa mental – o mapa das
estações e dos desfiles. Quando os consumidores compram casacos de inverno
ou maiôs de verão, os especialistas em moda fitness estão com as estações à
frente em seus pensamentos.